Pelo Mundo Ep2 - Pizza Francesa/Pizza Artichaut (Paris)




Olá gente...tudo bem com vocês?Hoje estamos aqui com mais um episódio de Pelo Mundo!No episódio de hoje nós iremos conhecer uma comida super típica em Paris,é a Pizza Artichaut;ela tem um nome diferentão,mas é uma delícia!Antes,vamosconhecer um pouco mais sobre a pizza!Confira!!


história da piza começou com os egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha comágua. Outros afirmam que os primeiros foram os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigoarrozou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na Etrúria, na Itália.
Ao contrário do conhecimento popular e do fato ser considerada tipicamente italiana, os babilônioshebreus e egípcios já misturavam o trigo e amido e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5 000 anos. A massa era chamada de "pão de Abraão", era muito parecida com os pães árabes atuais e recebia o nome depiscea.
Os fenícios, três séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão; osturcos muçulmanos adotavam esse costume durante a Idade Média e, por causa das cruzadas, essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles, sendo, em seguida, incrementada, dando origem à piza que conhecemos hoje.
No início de sua existência, somente as ervas regionais e o azeite de oliva, comuns no cotidiano da região, eram os ingredientes típicos da piza. Os italianos foram os que acrescentaram o tomate, descoberto naAmérica e levado à Europa pelos conquistadores espanhóis. Porém, nessa época, a piza ainda não tinha a sua forma característica, redonda, como a conhecemos hoje, mas sim dobrada ao meio, feito um sanduíche ou umcalzone.
A piza era um alimento de pessoas humildes do sul da Itália, quando, próximo do início do primeiro milênio, surgiu o termo picea, na cidade de Nápoles, considerada o berço da piza. "Picea" indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima. Servida com ingredientes baratos, por ambulantes, a receita objetivava "matar a fome", principalmente a da parte mais pobre da população. Normalmente, a massa de pão recebia, como sua cobertura, toucinho, peixes fritos e queijo.
A fama da receita correu o mundo e fez surgir a primeira pizzaria de que se tem notícia, a Port'Alba, ponto de encontro de artistas famosos da época tais comoAlexandre Dumas, que, inclusive, citou variações de pizzas em suas obras.
Em 1962, Sam Panopoulos (1934-2017), grego emigrado no Canadá e dono de vários restaurantes, teve a ideia de acrescentar ananás a uma piza.
A história da pizza é bem legal ..e o interessante é que ela tinha o objetivo de matar a fome das pessoas,era um alimento simples naquela época e que levava fortes igredientes como forma de sustentar quem a comia.Mas em meio a toda essa história foi criada uma pizza incrivelmente gostosa, a Pizza Artichaut,uma pizza de Alcachofra!Vamos conhecer mais dessa delícia!
Essa pizza é muito famosa em Paris e por ser algo simples,chama muito a atençao dos francêses!A massa dessa pizza é desenrolada em uma assadeira alinhada com papel de pergaminho. Depois eles espalham o molho de tomate, adicionam alho, depois mozzarella, tomilho e parmesão. Por fim  as alcachofras e as azeitonas e aplicam o azeite.Ela é levada ao forno por 25 min e depois e só servir...Gente,pensa em uma coisa DELICIOSA,é essa pizza!Ela é leve ,gostosa e....incrível!É uma receita daqui de Paris que além de tradicional é muito,muito gostosa!
Pessoal,o Pelo Mundo de hoje termina aqui,muito obrigado por acessar nosso site!Compartilhe com seus amigos e até a próxima..valeu!!!

Foto - Pizza Artichaut


Comentários

Mais vistas

Bratapfel AKA Maçã Recheada

Bem Casado

Macarrão á Carbonara